EPNC - Logo

Para alcançar os objetivos na recuperação dos acolhidos o Desafio Jovem trabalha de maneira integral e também visa desenvolver áreas especificas da vida do acolhido a saber:

  1. Espiritualidade
  2. Mental e Emocional;
  3. Física;
  4. Educacional;
  5. Social;

Estas áreas são desenvolvidas ao longo do programa através de um plano individual dividido em 4 fases:

1. Fase:

Ênfase – Abandonando os Velhos Hábitos;

Tempo – 2 meses;

Objetivo: Incentivar o aluno para aplicar-se na determinação para abandonar os velhos hábitos e motiva-lo a trabalhar em mudanças reais.

Áreas desenvolvidas nesta Fase:

  1. Espiritualidade;

Nesta etapa do programa o aluno é direcionado a desenvolver a sua espiritualidade e relacionar com seu comportamento diário.

  1. Mental e Emocional;

O Aluno é trabalhado para colocar em ordem suas emoções, vontades e pensamentos.

Isso é realizado através de aconselhamentos formais e também aconselhamentos informais ou casuais semanalmente realizado por técnico em dependência Química.

Os alunos também são atendidos por psicólogos individualmente e em Grupo.

  1. Física;

É proporcionado tempo de lazer e recreação para o desenvolvimento fisico dos alunos bem como trabalhos da vida prática.

  1. Educacional;

            A filosofia de Educação do Desafio Jovem fundamenta-se nos seguintes princípios:

  • Conhecer novos valores
  • Relacionar com a vida prática
  • Aplicar no seu dia a dia

  Atividades da Primeira Fase.

Unidade 1 – Mudança de Valores.

Objetivo Geral da unidade: Levar o Aluno a refletir sobre os seus valores atuais e como tem sido a sua vida até o momento e apresentar a ele novos valores para abandonar os hábitos que o levam ao uso das substâncias psicoativas.

            Nesta unidade é realizado uma ficha de trabalho com o aluno de acordo com as necessidades apresentadas.

            Identificada a necessidade através de um questionário que o aluno responde será elaborado a Ficha de trabalho ou contrato de aprendizagem que determinara  quais estudos este aluno irá realizar neste período em algumas disciplinas.

            – Estudos Pessoais

            – Leitura Pessoal

            – Memorização de Princípios

            – Qualidade de Caráter

            – Leitura de Fé

  1. Social;

            Nesta primeira fase o aluno tem seu ambiente social limitado ao convívio mensal com seus familiares mais próximos através de visitas e telefonemas.

2. Fase

Ênfase – Aprendendo novos Hábitos;

Tempo –  3 meses e meio;

Objetivo: Incentivar o aluno para aplicar-se na determinação para o aprendizado de novos hábitos para a vida prática e motiva-lo a trabalhar na aplicação destes novos hábitos no seu dia a dia.

Áreas desenvolvidas nesta Fase:

  1. Espiritualidade;

Nesta etapa do programa o aluno é direcionado a desenvolver a sua espiritualidade e relacionar com seu comportamento diário.

  1. Mental e Emocional;

O Aluno é trabalhado para colocar em ordem suas emoções, vontades e pensamentos.

Isso é realizado através de aconselhamentos formais e também aconselhamentos informais ou casuais semanalmente realizado por técnico em dependência Química.

Os alunos também são atendidos por psicólogos individualmente e em Grupo.

  1. Física;

É proporcionado tempo de lazer e recreação para o desenvolvimento fisico dos alunos bem como trabalhos da vida prática.

  1. Educacional;

            A filosofia de Educação do Desafio Jovem fundamenta-se nos seguintes princípios:

  • Conhecer novos valores
  • Relacionar com a vida prática
  • Aplicar no seu dia a dia

  Atividades da Segunda Fase.

Unidade 2 – Auto-Imagem.

 Objetivo Geral da unidade: O propósito principal desta unidade é ajudar o aluno a obter um conhecimento claro e consciente da forma como ele vê a si mesmo.

            Nesta unidade é realizado uma ficha de trabalho com o aluno de acordo com as necessidades apresentadas.

            Identificada a necessidade através de um questionário que o aluno responde será elaborado a Ficha de trabalho ou contrato de aprendizagem que determinara  quais estudos este aluno irá realizar neste período em algumas disciplinas.

            – Estudos Gerais

            – Leitura Pessoal

            – Memorização de Princípios

            – Qualidade de Caráter

            – Leitura de Fé

  1. Social;

            Nesta segunda fase o aluno tem seu ambiente social limitado ao convívio mensal com seus familiares mais próximos através de visitas e telefonemas.

3. Fase

Ênfase – Vivendo com os Novos Hábitos;

Tempo – 3 meses e meio;

Objetivo: Incentivar e trabalhar com o aluno para aplicar-se na prática dos novos hábitos em seu ambiente social mais amplo.

Áreas desenvolvidas nesta Fase:

  1. Espiritualidade;

Nesta etapa do programa o aluno é direcionado a desenvolver a sua espiritualidade e relacionar com seu comportamento diário.

  1. Mental e Emocional;

O Aluno é trabalhado para colocar em ordem suas emoções, vontades e pensamentos.

Isso é realizado através de aconselhamentos formais e também aconselhamentos informais ou casuais semanalmente realizado por técnico em dependência Química.

Os alunos também são atendidos por psicólogos individualmente e em Grupo.

  1. Física;

É proporcionado tempo de lazer e recreação para o desenvolvimento fisico dos alunos bem como trabalhos da vida prática.

  1. Educacional;

            A filosofia de Educação do Desafio Jovem fundamenta-se nos seguintes princípios:

  • Conhecer novos valores
  • Relacionar com a vida prática
  • Aplicar no seu dia a dia

  Atividades da Terceira Fase.

Unidade 3 – Crescimento Pessoal.

 Objetivo Geral da unidade: O propósito principal desta unidade é:

  1. Determinar as áreas da sua vida em que tem crescido significativamente desde que chegou ao Desafio Jovem.
  2. Determinar áreas específicas da sua vida em que ainda precisa de ajuda para crescer e desenvolver. Identificar os problemas na sua vida.
  3. Aprender a estabelecer alvos razoáveis para o crescimento pessoal.

            Nesta unidade é realizado uma ficha de trabalho com o aluno de acordo com as necessidades apresentadas.

            Identificada a necessidade através de um questionário que o aluno responde será elaborado a Ficha de trabalho ou contrato de aprendizagem que determinara  quais estudos este aluno irá realizar neste período em algumas disciplinas.

            – Estudos Gerais

            – Leitura Pessoal

            – Memorização de Princípios

            – Qualidade de Caráter

            – Leitura de Fé

Unidade 4 – Relacionamentos Familiares.

Objetivo Geral da unidade: O principal propósito desta unidade é explorar a forma como o aluno deve relacionar-se com os diferentes membros da sua família. Se necessário for, será proposto o inicio de restauração dos relacionamentos familiares quebrados.

            Nesta unidade é realizado uma ficha de trabalho com o aluno de acordo com as necessidades apresentadas.

            Identificada a necessidade através de um questionário que o aluno responde será elaborado a Ficha de trabalho ou contrato de aprendizagem que determinara  quais estudos este aluno irá realizar neste período em algumas disciplinas.

            – Estudos Gerais

            – Leitura Pessoal

            – Memorização de Princípios

            – Qualidade de Caráter

            – Leitura de Fé

  1. Social;

            Nesta terceira fase o aluno tem seu ambiente social mais amplo, além do convívio mensal com seus familiares mais próximos através de visitas e telefonemas o programa de reinserção prática começa com uma visita mensal ao seu lar para desenvolver os princípios e hábitos interiorizados.

            O aluno prepara-se para esta saída de reinserção através de um plano por escrito do que pretende realizar no seu final de semana, e estabelece metas e alvos para este. Quando retorna ao desafio Jovem o Aluno escreve um projeto de retorno onde faz uma auto-avaliação dos alvos e metas alcançados.

             A família tem participação ativa neste processo, e envia um questionário para o Desafio Jovem pontuando qual foi a impressão que tiveram sobre o aluno neste final de semana e áreas que ele ainda precisa desenvolver nos relacionamento familiar e social.

4. Fase

Ênfase – Permanecendo nos novos Hábitos;

Tempo – 3 meses e meio;

Objetivo: Incentivar o aluno para permanecer no novo estilo de vida aprendido até esta etapa e motiva-lo a ser cada dia mais independente assumindo suas responsabilidades com a Família, trabalho e sociedade.

Áreas desenvolvidas nesta Fase:

  1. Espiritual;

Nesta etapa do programa o aluno é direcionado a desenvolver a sua espiritualidade e relacionar com seu comportamento diário.

  1. Mental e Emocional;

O Aluno é trabalhado para colocar em ordem suas emoções, vontades e pensamentos.

Isso é realizado através de aconselhamentos formais e também aconselhamentos informais ou casuais semanalmente realizado por técnico em dependência Química.

Os alunos também são atendidos por psicólogos individualmente e em Grupo.

  1. Física;

É proporcionado tempo de lazer e recreação para o desenvolvimento fisico dos alunos bem como trabalhos da vida prática.

  1. Educacional;

            A filosofia de Educação do Desafio Jovem fundamenta-se nos seguintes princípios:

  • Conhecer novos valores
  • Relacionar com a vida prática
  • Aplicar no seu dia a dia

  Atividades da Quarta Fase.

Unidade 5 – Sucesso e Fracasso.

Objetivo Geral da unidade:

Identificar áreas que fracassou na vida e compreender o que significa ser bem sucedido. Desenvolver uma declaração pessoal de missão para sua vida. Identificar as áreas que motivam rumo ao sucesso. Listar os cinco maiores sonhos que tem desejo de colocar em prática.

            Nesta unidade é realizado uma ficha de trabalho com o aluno de acordo com as necessidades apresentadas.

            Identificada a necessidade através de um questionário que o aluno responde será elaborado a Ficha de trabalho ou contrato de aprendizagem que determinara  quais estudos este aluno irá realizar neste período em algumas disciplinas.

            – Estudos Gerais

            – Leitura Pessoal

            – Memorização de Princípios

            – Qualidade de Caráter

            – Leitura de Fé

Unidade 6 – Responsabilidade e Trabalho.

 Objetivo Geral da unidade:

O principal propósito desta unidade é apresentar ao aluno os relacionamentos básicos que a vida deverá ter para com os seus hábitos e atitudes no trabalho. O aluno também começará a considerar os seus planos para o futuro em relação à vocação que deseja seguir após terminar a graduação deste programa.

            Nesta unidade é realizado uma ficha de trabalho com o aluno de acordo com as necessidades apresentadas.

      Identificada a necessidade através de um questionário que o aluno responde será elaborado a Ficha de trabalho ou contrato de aprendizagem que determinara  quais estudos este aluno irá realizar neste período em algumas disciplinas.

            – Estudos Gerais

            – Leitura Pessoal

            – Memorização de Princípios

            – Qualidade de Caráter

            – Leitura de Fé

  1. Social;

            Nesta última fase do programa é proporcionado ao aluno mais liberdade para que ele demonstre suas responsabilidades e tenha uma ligação mais ampla com o convívio social.

            Também duas semanas antes de entrar nesta etapa do programa o aluno desenvolve o que chamamos de: Meu Projeto de Vida.

     Este Projeto consiste em um plano por escrito especificando as suas intenções e  metas  que  defina  e  explique  claramente  os  seus  objetivos pessoais para a fase de reintegração. Deverá também incluir os objetivos propostos que tenciona prosseguir imediatamente após a conclusão do programa do desafio jovem.

    Este plano escrito deverá incluir o seu principal curso de estudo ou trabalho; os seus planos em relação à moradia; os seus planos de reconciliação familiar se for o seu caso;  os seus planos para os  tempos  livres; os seus objetivos espirituais  pessoais;  os seus desejos  de envolvimento e  planos para transporte; os seus desejos de desenvolvimento pessoal a  longo prazo no campo emocional, espiritual, físico,  acadêmico,  profissional  e  social.