Prevenção em Empresas

Como qualquer segmento da sociedade, as empresas não se encontram isentas do grave problema do uso de drogas. O uso de drogas no ambiente de trabalho aumenta os fatores de risco para a saúde e segurança dos funcionários e traz conseqüências de acidentes profissionais com custos materiais e humanos. Empresas que têm uma política de “Ambiente de Trabalho Livre de Drogas” buscam e promovem um ambiente saudável, seguro, produtivo e comprometido com a qualidade de vida dos funcionários.

O controle de drogas no ambiente de trabalho inclui programas de educação e orientação através de palestras informativas. No caso de detecção do uso de drogas, o Desafio Jovem esta preparado para abordar o individuo e encorajá-lo para o tratamento de recuperação e proporcionar a sua reinserção no meio laboral.

Programas de prevenção e controle do uso de drogas promovem uma redução significativa de acidentes de trabalho, acidentes pessoais, perdas patrimoniais. Além disso, é também uma exigência legal para as empresas com mais de 50 funcionários segundo a Portaria 3214 /78 do Ministério do Trabalho.